Cornélio Castoriadis (1922-2022) no Arquivo Libertário Giuseppe Pinelli

O Centro de Estudos – Arquivo Libertário Giuseppe Pinelli anunciou recentemente no seu boletim a publicação de uma colecção de materiais digitais dedicados a Cornelius Castoriadis, por ocasião do centenário de seu nascimento (1922-2022). Entre estes materiais, encontram-se artigos e textos retirados do jornal «Volontà» e de outras publicações, transcrições de seminários realizados para o Centro de Estudos e alguns textos de acompanhamento.

Cornélio Castoriadis (1922-2022)

Cornelius Castoriadis nasceu em Istambul em 1922. Foi um dos mais radicais pensadores da cultura libertária da segunda metade do século XX. Filho do marxismo crítico, ao longo do tempo passou a posições filosóficas fortemente libertárias, cujos pilares são a autoinstituição da sociedade, o conceito de autonomia, a reflexão sobre o conceito de imaginação. Cem anos depois, para comemorar a sua figura e ressaltar a importância de sua contribuição ao pensamento libertário contemporâneo, o Centro Studi Libertari dedica-lhe uma coleção de materiais digitais, que pode ser consultada nesta página (em italiano).
A coleção inclui cinco artigos de Castoriadis publicados na revista “Volontà” e um texto retirado do volume coletivo L’maginario invovolto, editado por Eduardo Colombo e publicado pela Elèuthera. Também estão disponíveis gravações de áudio e transcrições do debate após o seminário L’maginario sociale, realizado por Castoriadis para o Centro de Estudos em 1983.

Entre os materiais que o acompanham, encontra-se uma nota biobibliográfica e uma análise aprofundada sobre a reflexão que Castoriadis dedicou ao conceito de democracia e seu imaginário por Fabio Ciaramelli.

Textos digitalizados:

Socialismo burocrático, de “Will”, março-abril de 1979.

URSS: sociedade militar, de Sociobiologia e natureza humana, «Voluntá», n. 1/1982.

A instituição imaginária da sociedade, de L’immaginario derrubado, elèuthera, Milão 1987.

O imaginário económico, de Além da economia, “Voluntá”, n. 1-2/1990.

Logica del magma, de O pensamento excêntrico, «Voluntá», n. 4-1991 / 1-1992.

O caso Atenas, da Democracia e além, «Will», n. 4/1994.

Ver todos os materiais aqui


Nova revista libertária italiana: “Sementes sob a neve” (Semi sotto la neve)

O programa editorial da revista está contido no título. De fato, com a expressão “sementes sob a neve” (cunhada por Ignazio Silone e retomada conceitualmente por Colin Ward) pretendemos oferecer aos nossos leitores uma renovada interpretação do pensamento anarquista, das experiências libertárias e das práticas mutualistas.
A nosso ver, trata-se de potenciar uma dimensão construtiva, positiva e experimental de uma tradição social, política e cultural que reconhecemos como antiautoritária e solidária.
De facto, nas páginas deste trimestral há espaço para todas aquelas experiências que já existem (ou existiram) e que representam uma pequena utopia concreta dentro da organização social hierárquica.
Pretendemos analisar e questionar estas “sementes debaixo da neve” que, a nosso ver, constituem uma prefiguração de uma forma diferente (antiautoritária) de organizar a nossa vida social e individual. Não se trata, portanto, de tecer elogios triunfalistas às experiências individuais, mas de buscar os problemas, as soluções e, obviamente, também as contradições que surgem nas diversas esferas das relações sociais.
Reflexões e insights são combinados com a análise e narração de práticas e experimentos de autogestão.
Uma revista de orientação crítica, portanto, interessada em potencializar a relação entre pensamento e ação e que tenta usar um olhar oblíquo em relação ao do domínio (como ele se manifesta) em todos os tópicos e em todas as partes que o compõem.

Mais informação na página da revista (em língua italiana), aqui.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s