A Ideia na Rede

O primeiro sítio d’ A Ideia na Rede foi criado em 2001, ao inaugurar a segunda série da revista, no número 56. As páginas em hipertexto foram alojadas no SAPO (endereço http://aideia.no.sapo.pt) disponibilizando-se aí apenas o índice da revista e os contactos institucionais. O espaço esteve activo até ao número 66, Maio de 2006, contando com 3126 visitas. O projecto, porém, não teria continuidade, encontrando-se hoje consultável no Arquivo da Web Portuguesa (http://arquivo.pt).  Entretanto, João Freire, o director da revista, abriu um diário na blogosfera intitulado A Ideia Livre  (http://aideialivre.blogspot.com/) que manteve activo até 2017 e que pode ainda ser consultado.

           O sítio actual d’ A Ideia (endereço https://aideia.blog/) foi criado há cerca de um ano com o propósito de disponibilizar ao público todos os números da revista anarquista desde a sua fundação, em 1974. Esse objectivo encontra-se praticamente concluído: todos os números podem hoje ser descarregados de forma livre e gratuita em formato PDF, sendo quase todos pesquisáveis por texto – uma funcionalidade que permite tirar um maior partido dessa transferência de suporte.

            Para além deste objectivo, trata-se agora de abrir espaço para a publicação de um conjunto de textos que, pelas suas características, não caberiam no formato de uma revista em papel com a periodicidade anual. Finalmente, trata-se de tirar partido dos recursos informacionais e de interactividade próprias de um sistema de informação, criando uma comunidade em meio digital associada aos nossos ideais.

O espaço encontra-se dividido nas seguintes áreas (“menu principal”):

Sobre a Revista: apresentação sintética d’ A Ideia

Revista: o último número (informação e disponibilização de cópia digital)

Ideia+ : espaço destinado a informação sobre eventos culturais

Opinião: artigos de opinião aberto a colaborações e debate

Maio de 68 e nós: dossier com textos evocativos da Revolução de Maio de 68 em França

Arquivo: área subdividida em série I, II e Suplementos, com páginas de informação sobre cada número e acesso a descarga de cópias digitais.

Ligações: ligações externas a outros sítios

Contacto: página para o utente escrever directamente para a revista na Web

Entre os serviços de informação prestados salientamos:

– Pesquisa de conteúdos por categorias pré-definidas

– Pesquisa por texto livre (ex. “cidade”; “ecologia”, “Emídio Santana”, etc.)

– Interacção directa do utilizador com as páginas (contacto, comentários, partilhas, etc.)

Através do endereço de correio aideia@outlook.pt os utilizadores podem ainda requer a subscrição das novidades sítio ou solicitar como leitor ou a sua adesão colaborador.

A IDEIA
A Ideia: revista de Cultura Libertária

A expressão “A Ideia revista libertária” pode ser usada no Google para recuperar o endereço web.

O avatar d’ A Ideia na Web invoca as nossas referências libertárias, os novos problemas emergentes, a necessidade de permanente actualização do ideal de acracia, a esperança na realização dessa utopia e a invocação de todos aqueles que se sacrificaram por esse nosso ideal.

Os conteúdos disponibilizados neste espaço  permite que os seus utilizadores descarreguem os seus conteúdos e os compartilhem desde que lhe sejam atribuídos os devidos créditos, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais.

Atribuição-NãoComercial-SemDerivações
CC BY-NC-ND

O projecto enfrenta actualmente dois desafios que estão interligados. O primeiro prende-se com os custos financeiros e resulta da necessidade de espaço para poder alojar todo o nosso arquivo  digital. Assim, tornou-se necessário alugar o nosso espaço de alojamento na Rede e os serviços de infraestrutura que são prestados. Ora, a ausência de qualquer fonte financiamento que não seja a doação voluntária dos seus utilizadores pode comprometer a sua continuidade. O segundo desafio é o de constituir uma comunidade virtual activa e, para tal, importa a sua visibilidade (quando não dispomos de recursos para publicidade) e a participação de todos, condição necessária para que possa ser um espaço vivo de comunicação entre esta comunidade.

 

@ Ideia+

22 de Junho de 2018