Opinião

Pandemia Covid 19

Novas notas para a compreensão do actual estado de emergência / António C. Franco (24-04-2020)

Notas para a compreensão do actual Estado de Emergência (I) / / António C. Franco (31-03-2020)

O vírus subversivo: notas contra o medo e o tédio / Paulo E. Guimarães (29-03-2020)

Da demonstração da inutilidade do estado a partir da falta de máscaras… / Eduardo Sousa (21-03-2020)


Ágora

Boas prosas e argumentos de autoridade: Um Bákunine mais carnal, apaixonado, humano e contraditório, por João Freire, aqui.

Quanto mais emigramos, mais precisamos de imigrantes! Sobre a moderna arte da “gestão da mão-de-obra”. – Breve nota de P. Guimarães a propósito da notícia recente do ligeiro abrandamento do fluxo migratório no país europeu onde ele tem sido mais intenso.

Greve: razões e desrazões. Texto de João Freire sobre as vantagens e os inconvenientes das greves. Um antigo debate sobre como melhor levar a água à máquina que valoriza quem trabalha.

Em nome da sacrossanta competitividade nacional: Parem com os despejos!   Lisboa está a perder população mas o preço das casas não para de aumentar. E isto é um problema para os negócios. Um artigo bem-humorado de Valentim para percebermos os paradoxos em que navega a nossa “classe empresarial”.

Fake news, propaganda e demagogia. Texto de João Freire sobre o uso das tecnologias de comunicação e os seus efeitos na sociedade.

Brasil: que lições tirar da vitória de Bolsonaro?  A vitória de Bolsonaro vista do outro lado do Atlântico, por Paulo Guimarães.

A propósito da eleição de Bolsonaro no Brasil, a leitura de Ricardo Sousa sobre a vitória de Bolsonaro.

Neo-fascismo no seu berço histórico?, por João Freire (Mar. 2018).

Em revista, as eleições na Alemanha e Itália e a situação na Rússia e em Portugal, assinalando-se as perspectivas de avanço do populismo neo-fascista na Europa.

2017: um ano charneira, por João Freire (Dez. 2017).

Um texto que faz o balanço de um ano, procurando as tendências profundas das sociedades e sistemas políticos contemporâneos.

Feminismos e outros assuntos menores, por João Freire (30 de Abril  de 2018)
Em revista: a necessidade de participação dos cidadãos na tomada das decisões sobre os investimentos em infraestruturas, o futebol na televisão, o Brexit e o papel decisivo das redes sociais no movimento #Meetoo.

A_Ideia_12_imagem

Leituras

A Revolução Russa e os anarquistas no Brasil: um território a explorar. Breve nota de leitura da recente colectânea de textos de Ângela R. Martins; E. Sarmiento, Lená M. Menezes (orgs.) Revolução Russa: outros actores, cenários, abordagens e perspectivas. – Rio de Janeiro: Autografia, 2019, 145 pp.

Um projecto de renovação ou de superação do anarquismo? Breve nota de leitura do livro de João Freire, Um Projecto Libertário, Sereno e Racional, (2018)

Que Livro é este? Um testamento ou uma rendição? Texto crítico de José Rodrigues dos Santos a propósito da recente obra de João Freire, Um projecto libertário, sereno e racional (Lisboa, Colibri, 2018)

As escolas modernas e movimento operário no Brasil e em Portugal no início do século XX  – Paulo Guimarães sobre Rogério de Castro, Nem Prêmio, Nem Castigo! Educação, Anarquismo e Sindicalismo em São Paulo (1909-1919). – Curitiba: Editora Prismas, 2017. – 347 pp.


Memória

Documentário do colectivo Coletivo Left Hand Rotation sobre o processo de turistificação e gentrificação que está a decorrer em Lisboa. Ver mais aqui

Documentos: Coletes Amarelos: textos para a sua compreensão. Divulga-se o livro de acesso livre, em francês, que reúne um conjunto de textos de autores distintos sobre o movimento “coletes amarelos”. O livro pode ser descarregado directamente aqui (formato PDF) e os textos que o compõem podem ser descarregados nesta página.

Memória:  “O aparecimento dos partidos comunistas enganou muito boa gente”: o iconoclasmo acrata e a crise da consciência revolucionária em Portugal nos anos Vinte, por Paulo E. Guimarães

Venha o Verão! Uma nota de João Freire a abrir a época estival (21.Junho.2018)

Há um século: O movimento operário entre o bolchevismo e o sidonismo, por João Freire (Fev. 2018).

Há cem anos atrás, em Portugal, o movimento operário desistia de tentar que Sidónio Pais ouvisse as suas reivindicações, acabando por combater os monárquicos ao lado dos republicanos, enquanto olhava com esperança para as notícias que vinham da Rússia.

Educação

Aurélio Quintanilha e a Educação, por Teófilo Braga (15 de maio de 2018)

Leituras: Notas sobre a “Pedagogia Libertária” de E.-M. Lipiansky, por Teófilo Braga (Abril 2018)

Lipiansky_paint

Breve nota de apresentação deste pequeno livro onde se apresentam as principais correntes pedagógicas libertárias e os seus princípios.

O Professor Mário de Oliveira e a Escola Única, por Teófilo Braga (Março 2018)

Breve nota biográfica sobre o homem, as ideias pedagógicas libertárias, a Escola Única e a acção sindicalista de Mário Augusto de Oliveira e Sousa. O seu espólio pode ser consultado no Arquivo Histórico Social / BNP e no arquivo digital do Projecto MOSCA.